Algumas maneiras de lidar com a quarentena

Sabemos que está difícil, mas o distanciamento social é necessário nesse momento de quarentena. Porém distanciamento não significa isolamento, é muito importante pontuar a diferença. A gente não pode se abraçar nesse momento, entretanto não é por isso que não vamos conversar e cuidar da gente.

Para quem está passando por essa barra sozinho ou acompanhado, juntei algumas sugestões de como lidar com tudo isso.

Netflix Party

Filmes e séries são a maior válvula de escape para passar o tempo. A Netflix está aí te dando a mão nessa caminhada e se você tem aquela série que você assiste com seus amigos e agora não está rolando, use a Netflix Party, um plugin do Google Chrome que te permite assistir filmes e séries em sincronia com seus parças ou seu amorzinho.

Cursos online

Muitas sites estão promovendo cursos online de graça ou com desconto. Se você estiver na vibe, esse é o momento para aprender a tocar gaita, usar uma nova ferramenta no Photoshop, ou aprender a falar mandarim. Tem de tudo, inclusive no Youtube.

Autocuidado

O autocuidado vem de diversas formas, meditação que pode ser guiada por aplicativos como o Headspace, o Calm e o Balance por exemplo e que você pode encontrar no Spotify também.

Leia também:
Canções para o autocuidado: Mulher Negra, se cuide
Pilates também é para as mulheres negras
5 Instafoods de comida africana que você precisa conhecer

Você também pode tirar um dia pra fazer skincare, uma máscara de argila, uma esfoliação corporal.

Recomendo também o canal Fit Dance no Youtube pra balançar a raba e espantar a tristeza, funciona muito dançar, tem outros canais com videoaulas de alongamento e exercícios mais leves também.

Planejamento

Uma hora tudo isso vai acabar, e aí? Tem alguma viagem que você gostaria de fazer? Mudar de carreira, começar algo, terminar algo? Por que não focar um pouco da sua energia nesse momento pensando no futuro? Talvez, inclusive te ajude a mudar o foco desse momento tão difícil. Coloque seus sonhos e metas num papel. Um pouco de otimismo é importante.

Se arrisque na cozinha

Comer é um dos maiores prazeres que a gente tem. Assar um pão ou um bolo, fazer um macarrão gostosinho pro jantar enche os olhos e a barriga. Comfort food é o que a gente precisa nesse momento. Quando foi a ultima vez que você teve tempo suficiente pra testar aquela receita que você salvou no Instagram, hein?

O canal Tasty Brasil tem receitas simples e rápidas doces e salgados, uma delicinha.

Abrace seus sentimentos

As coisas não estão legais mesmo, está tudo bem se sentir triste e ficar na bad. Tudo bem não ter vontade de fazer nada disso que eu falei também. É muito importante respeitar o nosso tempo em uma situação pela qual nunca passamos e não temos nenhuma experiência. Estávamos vivendo em tempos de relativa calmaria e essa pandemia é sim assustadora, o isolamento não é fácil.

Peça Ajuda

É importante falar, bater papo, jogar conversa fora, sabe? E se você não estiver mesmo se sentindo bem fale com familiares e amigos ou busque um profissional. Vou reforçar aqui que esse é um momento muito diferente de tudo que já vivemos recentemente, por isso compartilhar a nossa experiência é válido e necessário pra que a gente saiba que tudo que estamos sentindo é normal. A internet está aí cheia de ferramentas pra gente se conectar através das mensagens, áudios e videochamadas. O que for mais confortável pra você, estamos juntos nessa maratona.

Fique em casa, lave sempre as mãos proteja os velhinhos.

Tudo vai melhorar ♥

Katy Illy

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.