[Artes Visuais] Estão abertas as inscrições para a 1ª Bienal Black Brazil Art

Evento único vai acontecer nas três capitais da região sul do Brasil em novembro

Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições de trabalhos artísticos para a 1ª Bienal Black Brazil Art. Com o tema “Mulheres (in) Visíveis”, o evento busca obras realizados por mulheres ou inspiradas na temática feminina e feminista, principalmente afro-brasileira.

A bienal acontece nas cidade de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), de 5 de novembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020. Artistas, produtores e curadores de qualquer parte do Brasil podem apresentar seus trabalhos, projetos de pesquisa ou curatorial. Cada participante, individual ou em coletivo, poderá inscrever até dois trabalhos que concorrerão aos prêmios previstos no regulamento. Maiores informações, taxas e o registro de obras pode ser feito no site: https://bienal-black-brazil-art.webnode.com/chamada-artistas/.

A bienal também irá lançar nos próximos meses, um concurso voltado para a rede pública e privada de ensino encorajando alunos a pensar essa invisibilidade das mulheres em algumas áreas de atuação bem como, abrirá espaço para que a comunidade possa refletir essa realidade manifestando-se através de vídeos. Ambas as atividades paralelas, farão parte da discussão da bienal proposta e temática.

Veja também:
Afrofuturismo nas Artes Visuais
[Entrevista] Conversamos com a ilustradora “Preta Ilustra”

“Artistas do sexo feminino, independentemente da raça, são normalmente negligenciadas nas artes onde o universo predomina o homem branco. Mas deve-se saber que as artistas femininas negras têm criado uma marca valiosa no mundo das artes oferecendo narrativas que incluem orgulho e poder e se afirmam em espaços onde elas poderiam ter sido marginalizadas, mas onde suas vozes não podiam ser ignoradas”, explica uma das curadoras, Patrícia Brito.

“Buscamos mostrar a força e o potencial criativo de mulheres anônimas ou artistas que tiram estas mulheres do anonimato”, conclui. Os trabalhos inscritos deverão se enquadrar nas seguintes categorias: arte visual (pintura, desenho, escultura, cerâmica, gravura, fotografia), arte design (decorativa, têxtil), arte digital (pintura, gravura e fotografia digital, animação), arte Urbana (graffiti, estêncil, cartaz, video mapping, instalações de rua), vídeo ou vídeo instalação, performance e instalação.

Para mais informações acesse: https://bienal-black-brazil-art.webnode.com
ou pelo e-mail: blackbrazilarte@gmail.com

Tânia Seles

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.