A produção literária de escritoras negras em curso na ESPM-Rio

A produção literária de escritoras negras em curso na ESPM-Rio

Rio de Janeiro,16 de julho de 2018 – A partir de 25 de julho, a área de Educação Continuada da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação, passa a oferecer o curso Escrita Criativa — Desperte sua Palavra! Universo Feminino das Autoras Negras.

Com duração de 15 horas, o curso tem como objetivo compreender o lugar da escrita na existência das mulheres negras, através da análise de artigos, ensaios, poesias e textos em geral produzidos por escritoras da Diáspora Negra — termo usado para caracterizar a população negra que vive fora do continente africano. Aspectos técnicos e as formas de construção destes textos da escrita negra servirão de base para que os alunos apresentem suas próprias produções.

Programa analisa o universo e a linguagem de autoras como bel hooks, Alice Walker, Edwidge Danticat, Elisa Lucinda e Conceição Evaristo

Entre as 15 autoras que terão seus trabalhos analisados no programa estão Alice Walker, Edwidge Danticat, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda e Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bel hooks (grafado em letras minúsculas porque a autora considera que o mais importante em seus livros é a “substância” e não quem os escreveu). bel hooks é ativista social, feminista e autora premiada com um The American Book Award, um dos prêmios literários de maior prestígio nos Estados Unidos. Trechos do seu livro O Êxtase Revisitado: a Escritora em Ação servirão de guia para as discussões promovidas pelo curso.

O curso, ministrado pela escritora e doutora com especialização em African-American Studies, Kátia Costa-Santos, é direcionado a pesquisadores, estudantes e profissionais de comunicação, interessados em estudos sobre a pluralidade narrativa.

De curta duração e com uso de metodologias ágeis de aprendizagem, os cursos da Educação Continuada da ESPM-Rio são ideais para profissionais que buscam aprimorar conhecimento e aumentar capacitação em qualquer fase da carreira.

Sobre Kátia Costa-Santos

Pós-doutorada em Estudos Culturais pelo PACC/UFRJ, Doutora em Letras pela Universidade da Geórgia, com especialização em Estudos de Culturas e Literaturas da Diáspora Negra (com ênfase no Brasil e Estados Unidos). Mestre em Letras e Bacharel em Tradução  pela PUC-RJ. É pesquisadora de Cultura Popular Brasileira, com foco na vida cultural privada.

Inscrições e informações sobre os cursos da Educação Continuada podem ser obtidas no site www.espm.br, pelos telefones (21) 2216-2002 e (21) 2216-2102 ou pelo e-mail cursos@espm.br

Serviço

O que: Cursos de Educação Continuada da ESPM-Rio 2018
Quando: Inscrições até cinco dias antes da data de início de cada curso
Onde: Rua do Rosário, 111 — Centro — Rio de Janeiro
Informações: (21) 2216-2002 e (21) 2216-2102 ou pelo
e-mail: cursos@espm.br

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.