Dossiê Pantera Negra

Pantera Negra

Nos quadrinhos

Quadrinho da Marvel Comics, o personagem apareceu pela primeira vez em julho 1966 na revista Quarteto Fantástico, Vol. 1, #52. Seus criadores são Stan Lee e Jack Kirby. Ele é o primeiro super-herói negro protagonista dos quadrinhos. A inspiração de Stan Lee para o se nome foi um personagem de aventura da cultura pulp que tinha uma pantera negra como ajudante.

Quem é o Pantera Negra?

T’Challa é o atual Pantera Negra, e o príncipe/rei de Wakanda. Ele assume a identidade do herói após presenciar a morte do seu pai, o rei T’Chaka, o Pantera anterior, descendente de Bashenga. Sua mãe N’Yami morreu durante seu parto. A realeza de Wakanda começa com Bashenga, supostamente o primeiro rei responsável pela unificação de Wakanda. Bashenga apareceu uma única vez no quadrinho Black Panther, Vol. 1 #7 (Janeiro, 1978), é primeiro Pantera Negra, e cerca de 10.000 anos atrás.

Após a morte de seu pai seu trono também é usurpado pelos exploradores de Vibranium liderados por Ulysses Ala que conspiraram para o assassinato do rei. T’Challa, vai parra os Estados Unidos e é lá que ele estuda e se prepara para voltar e reivindicar o trono de Wakanda, nesse período ele conhece o Quarteto Fantástico e conta com a sua ajuda quando retorna ao seu país e tem que enfrentar Klaw.

T’Challa tem um irmão mais velho, Hunter, que o culpa pela morte N’Yami e também nutre um ódio porque o nascimento de T’Challa elimina sua chance tornar-se príncipe. Por isso ele se torna o White Wolf, líder do bando Zeraze Hatut (Cães de Guerra), uma espécie de polícia secreta de Wakanda.

*Vibranium é um metal que só existe em Wakanda.

Habilidades do Pantera Negra

O herói tem a habilidade de absorver o conhecimento e habilidades dos antigos panteras, força, resistência, agilidade, velocidade sobre-humana. Também é considerado um grande inventor, e uma das oito pessoas mais inteligentes da terra. Com seu alto conhecimento T’Challa aperfeiçoou seu traje, com garra retrateis e blindagem contra balas de armas de fogo, tudo usando vibranium.

Nos Vingadores

Depois de reaver seu lugar em Wakanda, o Pantera entra para a equipe dos Vingadores. Durante a guerra civil T’Challa e Ororo Monroe, a Tempestade se casam. A princípio eles apoiam o Homem de Ferro, mas depois de descobrirem segredos de Tony Stark, lutam a batalha final ao lado do Capitão América. O casal se separa durante a batalha Vingadores vs. X-Men.
Wakanda

O reino de Wakanda, localizado no nordeste do continente africano, mas a sua localização muda de acordo com as publicações. No filme Capitão América: Guerra Civil, o país está localizado ao norte, fazendo fronteira com Etiópia, Sudão, Quênia e Uganda.

A história diz que há muito tempo atrás um meteorito feito de Vibranium caiu na regiãoesse material foi desenterrado e usado para o desenvolvimento local, tornando Wakanda a nação com tecnologia mais avançada do mundo. O país foi propositalmente isolado justamente por causa de seus recursos que são muito valiosos.

*Curiosidade – Como a tecnologia de Wakanda foi completamente desenvolvida isolada do resto do mundo, o design, filosofia e metodologias são diferentes e por vezes incompatíveis com equipamentos convencionais, um exemplo são seus computadores muito mais potentes e imunes a ataques de hackers pois não foram desenvolvidos no mesmo conceito de código binário.

 

Os cultos

Existem vários cultos religiosos em Wakanda. Eles tem como origem tempos muito antigos e deuses do Egito.

Pantera: Bast é a primeira deusa de Wakanda, depois que o meteorito de vibranium caiu na região um grande numero de pessoas sofreu uma mutação e foram transformados em ‘espíritos demoníacos’ que atacavam os outros cidadãos. E assim que Bashenga torna-se o primeiro Pantera Negra, o título de Pantera Negra é dado ao chefe da tribo Pantera. Ele fechou a região onde o vibranium caiu e foi criada uma ordem religiosa para guardar esse lugar e manter os espíritos demoníacos longe.

Gorila Branco: Gherkre é o antigo Deus Gorila. De acordo com a história, Wakanda se desenvolveu como uma sociedade guerreira e foi tradicionalmente governada pelo seu maior guerreiro. M’Baku da tribo Jaribe é um dos maiores guerreiros de Wakanda, abaixo apenas do Pantera Negra, por isso tem a ambição de tomar o seu lugar com rei e por isso o culto da Pantera Negra é rival do culto ao Deus Gorila Branco.

Leão: Sekmet é a Deusa Leoa, possui a habilidade de assumir a forma de qualquer adorador ou de qualquer pessoa sacrificada ou santificada por um adorador. Seu culto perdeu e muitos seguidores por causa do culto ao Deus Pantera. Ela também tem poderes como teletransporte, aumentar de tamanho, super velocidade, pode manipular mentes e é imortal.

CrocodiloSobek é o Deus Crocodilo, esquecido pelo povo de Wakanda. É um deus antigo que aparece muito pouco nas histórias.

No cinema

 

A primeira aparição do herói nos cinemas foi em Capitão América: Guerra Civil. O filme do solo do Pantera Negra integra a fase três dentro do universo cinematográfico da Marvel.

Dirigido por Ryan Coogler, será lançado em fevereiro de 2018. Seu elenco conta com Chadwick Osman no papel de Pantera Negra, e tem nomes como Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira e Forest Whitaker. Assista o trailer:

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *