Em 25 de julho é comemorado o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

Jurell Cayetano - Mulher Negra Latina e Caribenha

No dia 25 de julho é comemorado o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. A data marca o 1° Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, que ocorreu em 1992 em Santo Domingo, na República Dominicana. Nesta data vários coletivos do país se articulam em eventos que promovem protestos e em várias regiões do país acontecem eventos como a Marcha das Mulheres Negras.

No Brasil mais da metade da população se identifica como negra, mas isso não significa que estejamos bem representados na mídia, no mercado de trabalho e no poder. E quando falamos de mulheres negras a desvantagem é ainda maior.

“Barradas dos meios de comunicação, dos cargos de chefia e do governo, elas frequentemente não se vêem representadas nem nos movimentos feministas de seus países. Isso porque a desigualdade entre mulheres brancas e negras é grande: no Brasil, mulheres brancas recebem 70% a mais do que negras, segundo a pesquisa Mulheres e Trabalho, do IPEA, publicada em 2016. Há 25 anos, um grupo decidiu que uma solução só poderia surgir da própria união entre mulheres negras.” Fonte Revista Cult.

O blog Las Pretas tem como objetivo promover a cultura popular negra e dar espaço para artistas e trabalhos de pessoas negras, assim como discutir qualidade de vida e estética para essa população tão mal representada na mídia. Esse espaço é nosso para promovermos a nossa cultura!

Se você tem algum trabalho ou quer que a gente fale sobre alguém que tem um trabalho legal entre em contato com a gente!

* Ilustração do artista Jurell Cayetano.

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.