Exposição de arte afro-brasileira contemporânea “PretAtitude” fica em cartaz até agosto no SESC Vila Mariana

A exposição “PretAtitude: Insurgências, emergências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea” traz o trabalho de 14 artistas brasileiros contemporâneos e faz um panorama da produção afro-brasileira atual.

Em cartaz desde 16 de maio de 2019, a mostra tem trabalhos de nomes como Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Eisner (o Oscar dos quadrinhos) por sua obra “Angola Janga”. Além dele a exposição também conta com a artista carioca Aline Motta e a sua instalação “Escravos de Jó”, além das gravuras da artista Rosa Paulino.

PretAtitude - Mímese (2015) - Peter de Brito
Mímese (2015) – Peter de Brito

Sobre a exposição:

“Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a exposição apresenta um recorte da produção afro-brasileira contemporânea a partir de trabalhos de artistas consagrados e emergentes, todos insurgentes na afirmação de suas vocações ante as adversidades que transcendem o universo da arte. São obras de caráter muito variado e que permitem especulações sobre identidade, memória, política do corpo negro, gênero e formulações de caráter político que não abdicam da complexidade que o lugar da fala dos artistas contempla.

Por meio de produções que têm em comum a grande espessura poética e potência estética, combinados em audaciosos e delicados arranjos conceituais, a exposição reúne trabalhos de Aline Motta, André Ricardo, Eneida Sanches, Janaina Barros, Laércio, Lídia Lisboa, Luiz 83, Marcelo D’Salete, Marcio Marianno, Peter de Brito, Sidney Amaral, Rosana Paulino, Wagner Celestino e Washington Silveira. Essa seleção de artistas constrói um panorama da realização atual da arte afro-brasileira, realçando a qualidade das pesquisas conceituais e formais alcançadas, às vezes em condições de produção adversas, mas nem por isso carentes de melhores soluções.” – Texto retirado do site do SESC.

Leia também:
[Artes Visuais] Estão abertas as inscrições para a 1ª Bienal Black Brazil Art

Apesar de já estar em cartaz há quase dois meses pouco tem se divulgado sobre essa importante exposição com artistas negros contemporâneos, que tem um trabalho extenso que questiona diversas facetas da nosssa sociedade e do indivíduo negro.

PretAtitude - Laércio - Roda de Capoeira
Laércio – Roda de Capoeira

Onde:

SESC Vila Mariana – R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04012-000 – Atrium, no 1º andar – Torre A (próximo ao metrô Ana Rosa)

Quando:

16 de maio a 18 de agosto de 2019
Terças e sextas, 10h às 21h30
Sábados, 10h às 20h30
Domingos e feriados, 10h às 18h30

Agendamento de grupos:
agendamento@vilamarianasescsp.org.br

Tânia Seles

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.