Fórum sobre o viajante negro brasileiro será realizado em julho

Organizado pelo South African Tourism, órgão oficial de turismo da África do Sul representado no Brasil pela TI Comunicações, o fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo” terá suas primeiras edições no final de julho, levantando debates e reflexões sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do turismo, ampliando perspectivas e despertando novos vínculos e descobertas. O evento acontecerá em São Paulo no dia 23 e em Salvador no dia 25, e será aberto ao público.

O fórum tem curadoria da turismóloga Thainá Santos e será dividido em três painéis principais que buscam abordar diferentes questões atreladas ao tema. Com o título “Turismo e Relações Étnico-Raciais”, a primeira mesa contará com a presença de convidados que falarão sobre pontos indispensáveis da questão, como racismo, preconceito, discriminação racial e invisibilidade do negro como protagonista das suas atividades de lazer e turismo.

Já no segundo painel, “Turismo e a Experiência Afrocentrada no Brasil”, a ideia é convidar ao palco iniciativas que estão pensando o afroturismo e propondo novas formas do viajante negro se relacionar com a vivência turística no Brasil e em outras partes do mundo.

Por fim, haverá uma breve apresentação sobre a África do Sul como destino turístico, e um painel intitulado “O que é a África do Sul pra você?”, no qual  algumas pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer o país, especialmente jornalistas e criadores de conteúdo, vão falar sobre suas diferentes experiências de reconexão.

Em São Paulo, o fórum será realizado dia 23 de julho, e em Salvador no dia 25 do mesmo mês, no período da noite. Os nomes dos participantes das mesas, bem como locais e link para inscrição, serão divulgados em breve aqui. Ambos os eventos serão abertos ao público e gratuitos.

Sobre o South African Tourism

O South African Tourism (Turismo da África do Sul) é a agência nacional de turismo responsável pelo marketing da África do Sul e tem como intuito promover o país como um destino turístico nacional e internacionalmente. O órgão promove a África do Sul, não apenas através das inúmeras atrações e atividades turísticas do destino, como também através da cultura, arte, história, gastronomia, vinhos e etc. Tem como objetivo fazer do turismo o principal motor econômico da África do Sul, e assim promover uma melhoria econômica e social sustentável para todos os sul-africanos. Ao mesmo tempo, comercializam e promovem o destino como parte integrante da África e da África Austral. No Brasil, o South African Tourism é representado pela TI Comunicações.

Katy Illy

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.