Insecure: 10 motivos para assistir a série

Insecure

Insecure é uma das melhores séries atualmente para entender as vivências da mulher negra contemporânea. Criada e protagonizada pela comediante, produtora e roteirista Issa Rae, junto com Larry Wilmore, a série tem a premissa de contar as desventuras de duas mulheres negras chegando na casa dos trinta anos.

Com muita naturalidade ela trata de temas como solidão da mulher negra, desigualdade salarial, gentrificação, racismo, poliamor, sexualidade e a masculinidade do homem negro, entre outras questões.

Veja também:
Ela quer tudo: 10 motivos para entrar no mundo de Nola Darling
Dear White People: entenda a série

A série estreou em 2016 e já tem uma terceira temporada confirmada. Nós já falamos da série aqui no Las Pretas, mas como falar de coisa boa nunca é demais, resolvemos fazer uma lista com 10 motivos para você começar a assistir a essa série essencial.

1 – As situações do cotidiano

A primeira característica a ser mencionada nessa série é sua capacidade de emular as situações mais comuns do cotidiano, seja em Los Angeles, onde a série se passa, ou em São Paulo. Existem situações que são comuns a todos nós, como pagar o aluguel, levar bronca do chefe ou brigar com aquela sua amiga parceira da vida. Parece clichê, mas Insecure consegue transformar essas pequenas situações do cotidiano em algo mais profundo e com significado lá na frente.

2 – Representatividade

Insecure é uma série sobre duas mulheres negras chegando na casa dos trinta, Molly é uma advogada bem sucedida e Issa ainda está tentando se encontrar profissionalmente, além de dar destaque para a vida amorosa delas. Me diz quantas séries você conhece com essa temática focada apenas em mulheres negras? Para além disso, a maioria do elenco é formada por atores negros e os personagens brancos são colocados no mesmo quadrado em que costumam colocar os personagens negros na maioria das séries protagonizadas por mulheres brancas. Como a colega de trabalho de Issa interpretada por Lisa Joyce, que é estereótipo do amigo negro invertido, estando sempre disposta ajudar, tendo poucas falas, sem nenhuma história própria e servindo como conselheira para a protagonista.

3 – Criada, produzida e protagonizada por pessoas negras

Dos roteiristas, a figurinista e até a fotografia da série, tudo é pensado do ponto de vista da comunidade negra. Até a iluminação no rosto dos personagens é tratada para que a pele negra fique bem no vídeo. Isso faz muita diferença na maneira como consumimos conteúdo, geralmente os personagens negros não são o foco principal e a maneira como nos colocamos no mundo muda quando vemos produções que dialogam com quem somos e como nos vemos. O olhar sobre nós mesmos passa a ser nosso e não mais do outro.

4 – Os temas universais

Apesar de ser uma série feita para o público negro, que vai se identificar com inumeras situações mostradas no show, Insecure também trata de temas universais, que são comuns a homens e mulheres em geral. Como traição, o término de um relacionamento longo que já não tinha mais para onde ir, inseguranças profissionais e etc. O grande problema com séries com protagonistas negros é que elas são logo tachadas como um programa de “nicho”, que não atenderia a todos os públicos. O que não acontece com séries protagonizadas por mulheres brancas, consideradas a norma. Mas todo mundo pode assistir e se identificar com Insecure de boa.

5 – A qualidade

A qualidade do texto e da produção da série também é algo a ser destacado, desde os diálogos que não descambam para o humor escrachado, mas mesmo assim conseguem ser engraçados, evoluindo para momentos mais sérios com a mesma segurança. Conseguindo fazer humor e tocar em temas espinhosos sem parecer militante e político demais. A série consegue trazer essas nuances com maestria. Sem falar das atuações excelentes do elenco principal e da produção do seriado de maneira geral.

6 – O elenco

Desde a protagonista interpretada por Issa Rae, passando pela carismática Yvonne Orji, que interpreta Molly, a melhor amiga de Issa, ao namorado Lawrence interpretado por Jay Ellis e o elenco de apoio fundamental. Todo mundo parece estar bem afinado nas interpretações. Sem descambar para o exagero nas atuações. Destaque para Natasha Rothwell e Amanda Seales que interpretam as outras amigas da dupla central.

7 – As participações especiais

Além do elenco principal afinado, a série coleciona participações especiais, como a aparição do rapper Jidenna como um dos rolos de Molly e do premiado ator, vencedor de dois Emmys, Sterling K. Brown. Além de nomes como Regina Hall, Scott Foley e Lil Rel Howery, do filme Get Out.

8 – Os figurinos

Uma das coisas que mais se destacam são os figurinos que as personagens usam, você fica querendo saber onde é a loja que Issa compra aqueles casaquinhos. Desde o visual mais sofisticado de Molly quando ela vai trabalhar, aos looks despojados de Issa tudo ali é interessante. Sem falar nos looks que elas usam para sair a noite e curtir uma balada. Você pode tirar várias ideias e se inspirar no visual das garotas. A figurinista da série se chama Ayanna James e é a responsável pelo guarda-roupa impecável das protagonistas.

9 – A trilha sonora

As músicas que tocam em cada episódio são um caso a parte. Com a consultoria de Solange e do rapper Jidenna, cada episódio nos brinda com o melhor do Hip Hop e R&B da atualidade. Kendrick Lamar, Drake, SZA e Vince Staples são alguns dos nomes que tocam na trilha da série. De quebra você ainda pode conferir uma playlist com o que rolou em cada episódio no perfil oficial da série no Spotify.

10 – Issa Rae

E por último, mas não menos importante, a criadora e protagonista da série Issa Rae. Ela ficou conhecida na internet pela sua série The Misadventures of Awkward Black Girl, em que ela encara o cotidiano de uma garota negra com muito bom humor. Grande parte dos méritos de Insecure são por causa dela e do seu talento para escrever personagens. Além de ter conseguido essa oportunidade na HBO pelo seu talento, ela não faz concessões em defender a sua série e o seu público. Pela sua atuação em Insecure Issa já recebeu indicações ao Globo de Ouro, MTV Awards e Satellite Awards.

E então o que você está esperando para começar a assistir Insecure? A série está disponível no catálogo da HBO GO e conta com duas temporadas e 16 episódios ao todo, além de uma terceira temporada confirmada para 2018.

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.