Cabelo curto afro: alguns exemplos para você se inspirar

Cabelo curto - Taraji P. Henson

Quando eu fiz o big chop em 2015 eu realizei um sonho antigo de ter o cabelo curto. Quando eu era mais nova sempre admirei as mulheres que tinham cabelo curto, mas as minhas referências sempre foram de moças brancas de cabelo liso com um corte que ficava lindo em quem tinha o rosto mais delicado, o que nunca foi o meu caso.

Na adolescência eu fazia relaxamento no cabelo, na intenção de “melhorar” e ficar no padrão que os outros achavam que era o tipo de cabelo certo, liso e sem volume no caso.

Quando me aproximei dos meus vinte anos, eu cansei de fazer química e decidi cortar ele curtinho para ele voltar a ser virgem. Ao chegar no salão e pedir para a cabeleireira cortá-lo curto eu fui extremamente desencorajada pela moça. Ela e as outras mulheres do salão disseram que ia ficar muito curtinho, que eu ia ficar parecendo um menino, que ia ficar feio e não ia ficar bom no meu tipo de rosto. Saí de lá insatisfeita e sem o corte que queria e, é claro, nunca mais voltei lá.

Um tempo depois conheci um cabeleireiro chamado Rafael que adorou o fato de eu estar deixando o meu cabelo cacheado crescer sem química, lembrando que estávamos em 2007, muito antes da revolução dos cachos que estamos vivendo agora.

Veja também:
Saiba mais sobre a história dos Dreads
Cabelos crespos coloridos para você se inspirar
Tudo o que você precisa saber sobre Box Braids

Ele então cortou o meu cabelo curto, mas não muito, era na altura de um corte chanel, ou long bob como chamam hoje em dia. Mesmo com todos os elogios e apoio do profissional, que me ajudou muito com a minha auto estima e que até hoje corta o meu cabelo, eu não me sentia segura de sair na rua com o cabelo cacheado. Então eu passei uns bons anos fazendo escova e chapinha. O processo era muito cansativo, até que veio a época da escova progressiva e então passei mais quatro anos alisando o meu cabelo.

Nem preciso falar que o cabeleireiro não ficou muito feliz com o que eu fiz com os meus cachos na época da progressiva, ele vivia falando que queria me levar para eventos, porque na época era difícil encontrar um cabelo cacheado virgem.

cabelo curto
Eu de cabelo curto.

Há uns três anos eu cansei de fazer progressiva e decidi deixar o cabelo cacheado crescer de novo, demorou mais ou menos um ano, mas ele cresceu, nesse período de transição continuei fazendo escova nele.

Em outubro de 2015 eu fiz o big chop. Ainda não sabia muito bem como cuidar dele e fiquei apreensiva de sair na rua com o cabelo cacheado (velhos traumas de infância).

Só um parenteses no dia que eu fui cortar o cabelo no salão havia uma mulher loira reclamando que o cabelo dela era cacheado e portanto feio, eu estava com o cabelo preso e quando o Rafael finalizou o corte, todo mundo elogiou e a moça teve que calar a boca.

Por fim consegui cortá-lo curtinho e, ao contrário do que eu esperava, todos elogiaram, era outra época e aquela cabeleireira ruim ficou no passado. Tirando os anos de traumas da infância e adolescência, foram oito anos para ter coragem de deixar o meu cabelo como eu queria.

Pensando na minha experiência, decidi selecionar alguns exemplos de corte de cabelo curto para quem prefere o cabelo assim.

Muitas mulheres deixam o cabelo curto apenas por causa do big chop e não veem a hora de vê-lo crescer novamente, mas o cabelo curto também é uma opção para quem já fez essa mudança faz tempo e quer dar uma variada no estilo.

O cabelo curto para mulheres carrega vários estigmas, como os que que citei acima, quando me falaram que eu ficar parecendo um menino, ou que ele curto é mais fácil de cuidar, já que cabelo crespo dá trabalho, entre outras besteiras. A minha dica é: se você estiver a fim, pode cortar sem medo e se o seu cabeleireiro(a) não quiser cortar, troque o profissional por um melhor. A escolha é sua, não dele.

Também não se prenda ao que as pessoas falam, ninguém precisa ter o cabelão se não estiver a fim, seja ele crespo, cacheado ou liso, faça o que você tiver vontade e seja feliz.

Separei alguns exemplos de cortes de cabelo curto para você se inspirar:

Zoe Kravtiz - Cabelo curto e descolorido.
Zoe Kravtiz – Curto e descolorido.
Issa Rae - Cabelo curto moicano.
Issa Rae – Moicano.
Janelle Monae - Pixie hair.
Janelle Monae – Pixie hair.
Lupita - Com separação lateral.
Lupita – Com separação lateral.
Alicia Keys - Curto com volume no topo.
Alicia Keys – Curto com volume no topo.
Ruth Negga - Para quem tem cachos mais abertos.
Ruth Negga – Para quem tem cachos mais abertos.
Amandla Stenberg - Separação lateral.
Amandla Stenberg – Separação lateral.
Cabelo curto - Taraji P. Henson
Taraji P. Henson – Curto com mais volume no topo.
Noelle Scaggs – Moicano.
Viola Davis – A rainha com o cabelo curtinho em dia.
Michaela Coel – Curtinho total.
Mahmundi – Com o topo alto.
Taís Araújo – Após o big Chop.

Referências:
http://www.forharriet.com/2017/08/a-black-girls-beauty-is-not-determined.html
http://ovelhamag.com/mulher-negra-o-cabelo-curtinho-tambem-e-seu/

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *