A música do trailer do Pantera Negra

Música trailer Pantera Negra

O trailer novo do filme Pantera Negra saiu junto com um pôster lindão e uma trilha sonora que ficou na cabeça. Fomos atrás pra saber de quem é.

Na verdade quem são, pois são duas músicas. O trailer começa com a musica “BagBak”, do Vince Staples, jovem rapper norte americano nascido em 1993, tem dois álbuns lançados.

Depois no plot do Killmonger (Michael B. Jordan) entra a música do Gil Scott-Heron “The Revolution Will Not Be Televised”. Abaixo está a versão original, no trailer nos apresentar uma nova versão remixada. Na verdade um mashup das duas músicas feito especialmente para o filme. Gil Scott Heron (1949-2011), famoso cantor de soul music e poeta de grande importância e engajamento no movimento negro da década de 1970.

As duas músicas conversam muito e funcionam de forma simbólica com a intenção da Marvel de contemporizar os quadrinhos para a atualidade. Ambos os artistas são conscientes do que é ser negro nos Estados Unidos, convivendo com todos os problemas sociais. Assim como muitas histórias dos quadrinhos se concentram também em questões raciais.

Também é importante mencionar o Afrofuturismo, reconhecido no trabalho de Staples e também sugerido dentro do filme do Pantera Negra, pois Wakanda é conhecida pela sua tecnologia avançada, a frente do resto do mundo. É interessante pensar sobre isso já que a definição de afrofuturismo não é definitiva, então por sim haver conexões principalmente com o filme. Além de abrir espaço para pensar novas formas de futuro através da cultura black.

E as expectativas sobre o filme do Pantera Negra só aumentam!

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.