O humor certeiro de Yuri Marçal

Yuri Marçal

Yuri Marçal é um jovem comediante carioca que vem fazendo sucesso na internet com as suas piadas de “racismo reverso”, zoando os brancos e os hetéros de balada.

Tocando em temas como o já citado “racismo reverso”, sexualização da mulher negra, violência policial, entre outros. Yuri acabou se tornando um dos grandes nomes de uma nova geração de humoristas negros que está surgindo.

Yuri Marçal

Veja também:
Nostalgia: Eu a Patroa e as Crianças
Nostalgia: Todo mundo odeia o Chris

O humor brasileiro sempre foi feito em cima das minorias, com piadas racistas que faziam sucesso com grandes nomes do meio como Chico Anísio e os Trapalhões. E falando no quarteto de humoristas, Mussum sempre foi uma das grandes referências quando se falava em humorista negro, assim como Grande Otelo e Hélio de la Peña.

Agora Yuri Marçal surge para renovar esse meio e tocar em temas espinhosos com um humor afiado e certeiro, deixando muita gente incomodada: “Já fui ameaçado de processo. Uma mulher viu uma piada no meu Facebook e mandou uma mensagem afirmando que iria me processar. Eu mandei meu CPF para facilitar a vida dela”, conta o comediante em entrevista para a Rádio Jovem Pam.

Yuri também faz parte do coletivo de humoristas “Coisa de Preto“, espetáculo itinerante com apresentações de stand up só com humoristas negros.

Confira alguns vídeos do Yuri Marçal:

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.