Os diferentes tipos de cabelo cacheado. Entenda

Os diferentes tipos de cabelo cacheado. Entenda

Nossos cabelos crespos/cacheados são lindos e diversos. Você sabia que existem tipos diferentes de curvatura? Sabia que existe um gráfico e que algumas marcas de produtos para cabelos já fazem produtos específicos para cada tipo de cacho?

Se você não sabia a gente explica aqui pra você.

A nossa curvatura começa a ser analisada do cabelo liso, sem ondas o 1A, até chegar no mais crespo 4C. São quatro categorias subdivididas em A, B e C. E a primeira mulher a falar sobre essa divisão foi  Lorraine Massey no livro Curly Girl. Eu descobri essa classificação em grupos de transição capilar e hoje a gente encontra essas tabelas a torto e a direita na internet.

A imagem abaixo explica bem essa escala.

tipo de cacho

 

Como é cada tipo de cacho?

Tipo 2 – Na categoria 2 os cabelos são ondulados, mais próximos do liso. Não chegam a formar cachos e não tem muito volume. São parecidos em suas subcategorias, mas as pontas do cabelo 2C são mais ressecadas.

Tipo 3 – O tipo 3 começa com os cachos mais abertos, o 3A, até os cachos mais fechados, o 3C, que já são bem mais definidos, cabelos com volume e que tendem a ser mais ressecados.

Tipo 4 – São os cabelos crespos, são mais finos e sensíveis, apesar do racismo dizer o contrário. São cabelos com menos escamas e opacos. O 4A é bem parecido com o 3C, tem partes do cabelo em que os cachos são molinhas e em outras eles se formam com dificuldade, é bem volumoso. O 4B quase não forma mais cachos, são mais estruturados no formato de Z. E o 4C são os cabelos que não tem cachinhos, são bem volumosos e secos.

Leia também:
A magia do óleo de coco nos cabelos crespos e cacheados!

Algumas dicas

Cabelo crespo é muito mais frágil e quebra com maior facilidade. O fator encolhimento aparece muito forte nos cabelos tipo 4, eles podem encolher até 75 porcento!

Quanto mais cacheado o cabelo ou quanto mais crespo mais ressecado ele é. Porque os nutrientes tem mais dificuldades de chegar até as pontas do cabelo devido as curvas. Ou seja, invista na hidratação e umectação com óleos naturais. Atente-se também ao seu couro do cabelo, que pode ser seco, oleoso ou misto. E isso muda tudo.

É importante apontar que geralmente a gente não tem apenas um tipo de cacho na cabeça, eu por exemplo tenho cabelo 3C e 4A. Entender qual é o seu tipo de cacho vai facilitar a sua vida, já que assim fica muito mais simples entender as características dos seus cabelos e assim encontrar produtos específicos para deixá-los mais bonitos!

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.