Pilates também é para as mulheres negras

Foto: Instagram Sheron Menezzes. https://www.instagram.com/sheronmenezzes/
Pilates
Quando você pensa em pilates é isso que vem em mente. #whitepeople Designed by Freepik

Eu sempre achei que Pilates fosse um tipo de exercício físico praticado exclusivamente por meninas de classe média alta e celebridades que não queriam pegar pesado na academia, mas que podiam pagar caro por uma aula. Há mais ou menos um ano e meio a minha percepção sobre essa prática mudou consideravelmente e hoje em dia eu recomendo o pilates como uma forma barata de praticar exercícios e se manter em forma gastando pouco, já que os exercícios podem ser feitos em casa e sem o auxílio de nenhum aparelho, apenas usando o peso do corpo.

O pilates foi criado por Joseph Pilates e utiliza exercícios de força, equilíbrio e alongamento, junto com a respiração e contração do abdômen para um fortalecimento corporal, melhora na postura e mais elasticidade do corpo. Ele também ajuda pessoas com problemas de coluna e lesões no joelho, melhora a mobilidade e ajuda quem pratica outros exercícios como corrida, prevenindo lesões. O pilates também ajuda a aliviar o estresse e as tensões musculares.

“Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).” Fonte: revistapilates.com.br

Como surgiu o pilates:

Praticando uma hora por semana em alguns meses você já sente os resultados no corpo, você não vai ficar mega definida, mas vai sentir uma melhora na postura e no equilíbrio corporal, assim como na respiração. Com uma prática contínua você vai sentir o seu corpo ganhar mais força nas atividades do cotidiano como carregar sacolas pesadas ou levantar crianças. De fato as aulas de Pilates nos grandes centros não são baratas, como eu moro em uma cidade pequena o custo diminui bastante, mas como dito anteriormente você pode praticar em casa, com tutoriais no Youtube e sem auxílio de aparelhos.

Mas por quê o Pilates é importante para as mulheres negras?

Pilates
Foto: Instagram Sheron Menezzes. www.instagram.com/sheronmenezzes/

Esse é um espaço em que não somos vistas, em uma rápida busca no banco de imagens procurei por mulheres negras fazendo pilates e não achei nenhuma foto. Temos que continuar adentrando os lugares em que não costumamos ter afinidade.

Muitas pessoas não conseguem pagar uma academia para ter qualidade de vida e nem tem tempo de fazer corrida e caminhada na correria do dia a dia, com apenas 20 minutos por dia de exercício você já consegue fortalecer o seu corpo e se preparar para o que der e vier. O pilates me ajudou e continua ajudando não só com o meu corpo, mas com a mente também, ele ajuda a focar e a manter a concentração, assim como a respirar melhor e aliviar o estresse.

Eu não praticava pilates porque achava que não era pra mim, eu não me encaixava naquele espaço, mas nós temos que cada vez mais perceber que pertencermos a qualquer lugar. Aliá-se a isso o fato de que eu nunca gostei de frequentar academias e fazer musculação. Essa prática possibilita um trabalho com menos pessoas ou até sozinha e é ideal para quem procura uma atividade mais tranquila e que dê resultados. Nós como mulheres negras temos que encontrar nosso espaço no mundo.

Portanto você pode começar a fazer pilates agora mesmo enquanto lê esse artigo e já começar a sentir os resultados.

Veja uma aula prática de pilates:

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.