Tatuagem para pele Negra
É mais difícil encontrar uma pessoa sem tatuagem, pois hoje em dia elas são absolutamente comuns. Os estilos e temas são diversos de acordo com a personalidade do corpo que as carrega.
A pele negra tem as suas especificidades e gera muitas dúvidas, eu fiquei um pouco insegura quando fiz a minha primeira tatuagem porque achava que a cor da minha pele não era boa, não daria o contraste legal. E tatuagens coloridas podem ser o terror, até porque muitos tatuadores reforçam a ideia de pele negra não é a “ideal”.
Vamos desmistificar o tema?

A pele negra tem mais melanina, e isso pode atrapalhar na hora da pigmentação. Algumas cores não vão aparecer, ou podem sumir com mais facilidade, amarelo e marrom por exemplo podem não funcionar muito bem, e outras cores em tonalidades mais claras como verde e rosa. Mas tudo depende do tom da sua pele, em peles negras mais escuras infelizmente as cores não pigmentam com facilidade.
Leia também:
Os diferentes tipos de cabelo cacheado. Entenda
Afropunk, Fashion Rebels, Geração Tombamento e o Empoderamento Estético
Cabelos crespos coloridos para você se inspirar
Porém, olha essa tatuagem contradizendo tudo que eu acabei de falar. Então converse com o seu tatuador sobre as possibilidades e pesquise bastante.

As cores que mais funcionam além do preto são azul, verde, tons de vermelho e roxo. Quanto mais escuro o tom da sua pele invista mais nas cores frias.

Branco não é indicado para nossa pele pois a sua composição mais densa pode dificultar o processo de cicatrização, use apenas em pequenos detalhes.
E sobre os desenhos: a melanina pode atrapalhar em desenhos com detalhes muito pequenos também. Tatuagens mais amplas e abertas não perdem informação.
Pele negra tem uma tendência maior a formar quelóides por isso cuidado também com pomadas cicatrizantes, porque elas podem estimular a cicatrização além do necessário na pele. Então busque um dermatologista antes de fazer a tattoo e verifique o histórico de quelóides na sua família, se você não sabe se tem esse problema. Proteja a pele do sol e evite alimentos gordurosos, carne de porco e ovos, por exemplo.
Infelizmente não encontramos muitas informações com facilidade sobre o assunto, mas elas existem. E profissionais especializados também. Encontrar um profissional que entende as especificidades da pele negra é essencial, um tatuador e um dermatologista. Daí é só alegria.
Como já disse o Pedro Bial: use filtro solar.
Veja alguns exemplos de tatuagem para pele negra:











Foto: Valesca Mota