Three5Human: a resistência negra no rock

THREE5HUMAN

Three5Human é filho do Mother’s Finest, uma das grandes referências desse grupo incrível formado por Tomi Martin na guitarra e Trina Mead nos vocais. O som da banda é puro rock and roll e o talento da dupla dá e sobra.

“O nome ‘Three5Human’ deriva de dois séculos atrás, quando os negros americanos foram contados como ‘três quintos’ de uma pessoa…” – no site popmatters.com

 

Infelizmente todo esse rock and roll não foi suficiente para abrir portas para a banda. Por ser formado por pessoas negras os executivos das grandes gravadoras insistiam em taxar o grupo como um som “urbano” de R&B e Hip Hop, mesmo que o estilo da banda não tivesse absolutamente nada a ver com isso. Novamente a cor da pele dos seus membros foi determinante para encaixá-los em um nicho no qual eles não pertenciam, limitando o seu progresso.

“Still relevant, still black, still strong.”

 

[Música] 5 bandas de Rock com mulheres Negras

O som do Three5Human é imensamente influenciado pelas injustiças sociais e faz várias críticas a situação da população americana. Se a dupla fosse formada por caras brancos eu não tenho dúvidas de que teriam feito sucesso e estourado na metade dos anos 2000, quando lançaram o seu primeiro álbum Flying Below The Radar (2005). O segundo trabalho veio dois anos depois, o álbum cheio de raiva A Swig from the Acid Bottle (2007), trazendo letras políticas carregadas de crítica social.

Ouça uma playlist com os melhores sons do Three5Human:

Vídeos do Three5Human:

Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por arte, música, livros e HQs. Editora nos blogs Las Pretas e Sopa Alternativa.