Tranças Nagô
As tranças nagô são as tranças de raiz, aquelas que ficam rente ao couro cabeludo. Podem ir do estilo básico a um infinito de opções. Assim como os Dreads e as Box Braids, as tranças Nagô tem significados diversos na cultura africana. Simbolizam, estado civil, classe social, família e até mesmo algum problema pessoal. Existem penteados específicos para cerimônia como o casamento ou eventos religiosos.
“Na Grécia, e depois em toda a Europa durante a Idade Média, a trança foi adotada pela maioria das mulheres. No início do século XV, com a escravidão das sociedades africanas, o cabelo exerceu a importante função de condutor de mensagens. Nessas culturas, o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem. A manipulação do cabelo era uma forma resistência e de manter suas raízes.” (Blog Trança Nago)
Aqui no Brasil e em outros países da América Latina como a Colombia, no período da escravidão elas foram usadas de maneira muito inteligente, como forma de comunicação entre os negros. As mulheres negras tinham o costume da trançar seus cabelos e faziam os mapas na cabeça umas das outras, desenhados com as tranças para encontrar o caminho nas fugas para os quilombos. A simbologia da resistência também é muito forte nas tranças nagô.
Elas são práticas, uma boa opção para quem está passando pela transição capilar e dependendo da forma como são feitas podem durar de duas semanas até dois meses de acordo com os cuidados.
Essas tranças podem ser feitas apenas com o seu próprio cabelo ou com fios sintéticos. Apenas com o seus cabelos naturais a durabilidade é menor, e o acabamento permite a possibilidade de deixar os cabelos soltos, estilo de tiara.
É importante que os cabelos estejam saudáveis se você preferir colocar os fios sintéticos, pois eles podem ficar fragilizados com o peso do aplique. As tranças também são um ótimo penteado para o período de transição capilar, pois pode ser feito em cabelos de todas as texturas, além de ajudar a disfarçar a diferença entre a raiz e pontas. No período do Big Chop também são ótimos, é o momento ideal para colocar um aplique e ter um visual diferente.
É possível criar uma infinidade de desenhos no couro cabeludo, tudo depende da sua criatividade e habilidade. Existem salões que são especializados em cabelos crespos, fazendo tranças no estilo “concept“, trabalhos incríveis, por sinal.
*As fotos da imagem destacada são da fotógrafa sul coreana SO YOON LYM, esse ensaio se chama The Dreamtime. Vale a pena conferir esse trabalho.
*Post atualizado em 16/08/2018 com mais fontes e referências em português, inglês e espanhol, como o Washington Post, Daily Mail e Essence, para quem está interessado em saber mais sobre.
Fontes:
SIMBOLOGIAS DA TRANÇA NAGÔ E OUTROS PENTEADOS #NovembroNegro | LUCIELLEN ASSIS
https://www.leaf.tv/articles/the-history-of-african-american-hair-braiding/
https://blackdoctor.org/508605/history-of-african-hair-braiding/3/
http://edtimes.in/africans-used-to-hide-escape-maps-from-slavery-in-their-hairstyles/
https://www.essence.com/hair/respect-our-roots-brief-history-our-braids-cultural-appropriation/
https://ssbcmuseum.org/index.php/2017/11/18/columbian-hair-braiding/
http://www.theblackloop.com/interesting-fact-slaves-used-hair-braiding-escape/?src=epps
https://www.kolorkomplex.com/kolorkomplex-history/2017/3/1/28-lesser-known-black-history-facts