Tranças Nagô

Tranças Nagô

As tranças nagô são as tranças de raiz, aquelas que ficam rente ao couro cabeludo. Podem ir do estilo básico a um infinito de opções. Assim como os Dreads e as Box Braids, as tranças Nagô tem significados diversos na cultura africana. Simbolizam, estado civil, classe social, família e até mesmo algum problema pessoal. Existem penteados específicos para cerimônia como o casamento ou eventos religiosos.

“Na Grécia, e depois em toda a Europa durante a Idade Média, a trança foi adotada pela maioria das mulheres. No início do século XV, com a escravidão das sociedades africanas, o cabelo exerceu a importante função de condutor de mensagens. Nessas culturas, o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem. A manipulação do cabelo era uma forma resistência e de manter suas raízes.” (Blog Trança Nago)

Aqui no Brasil, no período da escravidão elas foram usadas de maneira muito inteligente, como forma de comunicação entre os negros. As mulheres negras tinham o costume da trançar seus cabelos e faziam os mapas na cabeça umas das outras, desenhados com as tranças para encontrar o caminho nas fugas para os quilombos. A simbologia da resistência também é muito forte nas tranças nagô.

Tranças Nagô

Elas são práticas, uma boa opção para quem está passando pela transição capilar e dependendo da forma como são feitas podem durar de duas semanas até dois meses de acordo com os cuidados.

Essas tranças podem ser feitas apenas com o seu próprio cabelo ou com fios sintéticos. Apenas com o seus cabelos naturais a durabilidade é menor, e o acabamento permite a possibilidade de deixar os cabelos soltos, estilo de tiara.

É importante que os cabelos estejam saudáveis se você preferir colocar os fios sintéticos, pois eles podem ficar fragilizados com o peso do aplique. As tranças também são um ótimo penteado para o período de transição capilar, pois pode ser feito em cabelos de todas as texturas, além de ajudar a disfarçar a diferença entre a raiz e pontas. No período do Big Chop também são ótimos, é o momento ideal para colocar um aplique e ter um visual diferente.

É possível criar uma infinidade de desenhos no couro cabeludo, tudo depende da sua criatividade e habilidade. Existem salões que são especializados em cabelos crespos, fazendo tranças no estilo “concept“, trabalhos incríveis, por sinal.

*As fotos da imagem destacada são da fotógrafa sul coreana SO YOON LYM, esse ensaio se chama The Dreamtime. Vale a pena conferir esse trabalho.

Fontes:
SIMBOLOGIAS DA TRANÇA NAGÔ E OUTROS PENTEADOS #NovembroNegro | LUCIELLEN ASSIS
Origem da Trança Nagô

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.