Você sabe quem é a IZA?

Se você não sabe, atente-se! A cantora veio pra ficar!

Isabela Lima, publicitária, hoje com 26 anos e nascida no Rio de Janeiro, a Iza saiu do Youtube para o mundo. Em 2014 estava insatisfeita com a sua carreira profissional, e durante os happy hours com colegas de trabalho, momento em cantava por diversão, foi incentivada a investir no seu talento. Em julho do mesmo ano colocou no ar o seu primeiro vídeo. Iza começou fazendo cover de músicas da Beyoncé, Amy Winehouse, Sam Smith, Prince até Demi Lovato.

Sua voz é linda, né!
Ela criou o canal no Youtube, com o objetivo de criar uma base de fãs, se refinar como cantora e aprender a lidar com as críticas. Suas inspirações vão de Rihanna a Karol Conka, tanto na música quanto no estilo.

Uma curiosidade é que Iza e youtuber Jout Jout são amigas e ambas lançaram seus canais ao mesmo tempo, uma com o incentivo da outra.

Iza fala em suas entrevistas da importância de ter referência de mulheres negras durante a sua formação, eram poucas e isso fez muita falta, por isso ela se imaginava na capa das revistas. Hoje ela está mesmo na capa de revistas como a Cosmopolitan e a Capricho.

Ela se posiciona abordando temas como feminismo negro e conta que sofre com o racismo e sexismo ao estar em espaços predominantemente ocupados por homens brancos. Iza diz que só de estar dentro dessa indústria cantando o que ela quiser está comunicando o empoderamento.

A cantora vem tornando-se a referência de mulher negra que não encontrou quando era criança. Ao levantar a bandeira do empoderamento feminino ela mostra a importância de aceitar a nossa pele negra, o nosso corpo e nosso cabelo. Iza também comunica através da moda, seu figurino é parte importante dentro do seu trabalho. Uma mulher negra no Brasil ocupando espaços, usando sua voz e sua sensualidade, consciente de que pode fazer tudo o que quiser, que fala de questões sociais como feminismo e racismo, é uma pequena revolução.

Em 2016 Iza assinou contrato com a Warner Music e três singles estão disponíveis. A primeira música lançada foi Quem Sabe Sou Eu, que inclusive foi trilha da novela Rock Story.

Seus outros dois singles são Te pegar e Vim pra ficar que estão disponíveis também no Spotify. Temos certeza que é só o começo, que a Iza tem um longo caminho de sucesso pela frente para percorrer!

Katy Illy

Preta, feminista, da quebrada de São Paulo, fotógrafa. Escrevo com luz e me arrisco nas palavras. Nado pra não me afogar. Danço pra não enferrujar.